segunda-feira, 24 de junho de 2013

TIPOLOGIA (4) - AS CORTINAS DO TABERNÁCULO

AS CORTINAS DO TABERNÁCULO

                Ex 26.1-14

                Exodo 25.3-6: “Recebereis deles as seguintes ofertas: ouro, prata, púrpura violácea, púrpura escarlate, púrpura carmesim, linho fino, pelo de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho, couro fino, madeira de acácia, azeite para o lampadário,...” (versão dos Capuchos).

                Não confundir estas cortinas com as do Átrio (de Ex 27.9-19).

1. AS CORTINAS INTERNAS
                Elas simbolizam o carácter de Jesus. Deus mandou fazer as cortinas de linho retorcido, estofo azul, púrpura e carmesim.
                O linho retorcido é símbolo de justiça, o termo aqui é no sentido de ‘ser justo’ (Ap 19.8). O linho retorcido apontava para alguém que haveria de ter a natureza perfeita. Esse alguém seria sem sombra de dúvida Jesus Cristo. N’Ele seria encontrada a rectidão desejada por Deus.
                O linho retorcido das cortinas do Tabernáculo também representa a humanidade perfeita de Jesus. Entrar no Tabernáculo a ver as cortinas de linho retorcido, com fios de azul, púrpura e carme-sim, era ver, pela fé, toda a beleza que estaria presente no Segundo Homem.
                O azul é cor celestial, é símbolo do Céu. E os fios de púrpura entrelaçados na cortina, tornou-se símbolo de Realeza. A púrpura era um tecido caríssimo, usado somente pelos ricos, pelos nobres, tecido próprio dos reis.

                Jesus Cristo é Rei, conforme simbolizado pela púrpura.
                Os fios carmesim (escarlate) tornaram-se o símbolo do sofrimento. O carmesim era obtido mediante o esmagamento de um molusco.
                O azul, a púrpura e o carmesim apresentam Jesus como o Filho de Deus, e como Rei sobre todas as coisas, mas que deveria seguir o caminho da cruz para realizar a redenção da humanidade.

2. AS CORTINAS EXTERNAS
                Conforme Ex 26.7, eram de:            - pelos de cabras
                                                               - peles de carneiro
                                                               - peles de animais marinhos.
                Qual a diferença das cortinas internas e externas? O exterior era bem rústico contrastando com a beleza interior. Há aqui um paralelo admirável entre ‘a figura’ e ‘a realidade’. Isto porque Ele esvaziou-Se a Si mesmo e fez-Se servo, conforme Fp 2.6-8.
                Os olhos humanos não podiam ver n’Ele senão o filho do carpinteiro (Mt 13.55). Ele estava em Sua face de humilhação.

                Vendo apenas o exterior do Tabernáculo não se podia imaginar a beleza inteiror. Poucas foram as pessoas que tiveram o privilégio de o ver por dentro. Somente os sacerdotes tinham acesso à Tenda. Todos podiam ver o exterior, mas o interior somente alguns.
                Assim como Jesus, poucos puderam ver a Sua natureza interior (Lc 11.15; 23.35). Sua verdadeira natureza só podia ser reconhecida por aqueles que com profunda fé, d’Ele se aproximavam (Jo 6.69).

                Em Mt 16.15-17 podemos ver pessoas que demonstraram ter tido uma revelação da verda-deira natureza de Jesus. Em Jo 20.28 Tomé declarou a Jesus: “Senhor meu e Deus meu” reconhecendo também a verdadeira natureza de Jesus. Eles entraram na tenda e viram a beleza do Seu inteiror.

14 comentários:

  1. Deus abençoe! Muito esclarecedor.

    ResponderEliminar
  2. me ajudou bastante na minha pesquisa, q Deus abençoe.

    ResponderEliminar
  3. Deus abençoe pelo ensino foi bom e esclarecedor

    ResponderEliminar
  4. Muito fraco o seu estudo.
    Precisa aprender mais pra ensinar melhor.

    ResponderEliminar
  5. Excelente meu irmão conteúdo muito rico. Já vou levar um melhor conhecimento para os meus alunos na ebd deste domingo12.05.2019.

    ResponderEliminar
  6. Um excelente comentário muito bem explicado 👏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amei demais,estou relendo a bíblia pela terceira vez,e parece sempre ser a primeira,e com esse estudo estou aprendendo muito

      Eliminar