O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU
1. INTRODUÇÃO
O Tabernáculo era o centro da vida religiosa dos judeus no deserto e base para o desenvol-vimento espiritual
do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos
primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de
Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a
Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.
Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o
acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos
2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de
Deus.
Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano
do livramento de Israel (Ex 40.2).
Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o
Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.
A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o
Tabernáculo era figura e sombra das coisas celestiais. Jesus Cristo e Sua obra
redentora são a realidade. A Porta do átrio do Tabernáculo simboli-za Jesus
Cristo, a Porta (Jo 10.9 - “Eu
Sou a Porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á e entrará, e sairá, e achará
pastagens”).
1.1. NOMES DADOS AO
TABERNÁCULO:
a) Santuário
- por ser o Palácio do Grande Rei (Ex 25.8).
b) Tenda -
por ser a habitação do Senhor (Ex 40.2; 39.33-43).
c) Tenda da
Congregação - por ser o centro de culto (Nm 18.4).
d) Tenda do
Testemunho - por se referir à arca onde estava a Lei, o testemunho e a
santi-dade, que evidencia a culpa do Homem e a perfeita expiação de Deus (Ex
25.16; Nm 9.15).
e) Casa de Deus
(Jz 18.31).
f) Templo do Senhor
(I Sm 3.3).
g) Santuário
terrestre - por ser o lugar de encontro e revelação (Hb 9.1; 10.19).
A expressão ‘Tabernáculo’ é também usada para
designar o conjunto total dos móveis, corti-nas, cerimónias, festas, ofertas e
serviços.
1.2. AS TRÊS DIVISÕES
DO TABERNÁCULO:
1.2.1. No Átrio, parte externa da Tenda, ficavam
dois móveis:
- o altar de bronze
- a bacia de cobre. (símb. de purificação - I Jo 3.2,3)
- a bacia de cobre. (símb. de purificação - I Jo 3.2,3)
1.2.2. No Lugar Santo, ficavam três móveis:
- o altar de incenso
- o altar de incenso
-
a mesa dos pães da proposição
-
o candelabro.
1.2.3. No Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos,
ficava um só móvel: - a Arca.
1.3. COMPOSIÇÃO DO
TABERNÁCULO: O Tabernáculo, mais propriamente a tenda, era uma armação de
madeira com peles, portátil, e armada dentro do átrio. Este foi construído
mediante oferta voluntária do povo (Ex 25.1,2; 35.4,19,22; 36.5-7).
- madeira de acácia ou cetim
- peles de cabras, carneiros e
dugongos (golfinhos)
- linho ou talvez tecido fino de
algodão
- ouro, prata e bronze.
Nota:
O metal que algumas versões traduzem como bronze, na realidade é o cobre. Esse
metal foi usado para cobrir o altar, e as chamas do mesmo teriam derretido o
bronze.
1.4. TIPOS DO
TABERNÁCULO:
1.4.1. MORADA DE DEUS: Era de máxima
importância para o povo peregrino ter a certeza de que Deus habitava no meio
deles (Ex 25.8).
1.4.2. O CRENTE COMO TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO: O Tabernáculo era um sinal visível de que Deus habitava no meio de Israel. Em nossos dias podemos estar certos da comunhão com Deus através do Espírito Santo que mora em nós (I Co 3.16).
1.4.3. AS COISAS CELESTIAIS: O Senhor Jesus não entrou em lugar humano, feito pelo homem, entrou na presença de Deus no Céu, ministrando no Tabernáculo celestial (Hb 9.24).
2. O LUGAR SANTÍSSIMO E A ARCA
Iremos descrever o significado da arca relacionando-a
com a pessoa e obra de Jesus.
Os textos de Ex 25.10-16 e 37.1-5 fornecem a
descrição da arca, sendo que o primeiro regista a ordem para fazê-la e o
segundo a sua confecção.
Em Ex 25.17-22 e 37.6-9, os textos nos falam da
cobertura da arca que é chamada de Propi-ciatório.
2.1. O SANTO DOS SANTOS OU LUGAR SANTÍSSIMO: Este é um tipo do Céu onde Deus habita - Hb 9.24; 10.19.
Estava separado do resto do Tabernáculo pelo véu e
ninguém, excepto o Sumo-sacerdote, estava autorizado a passar além do véu e,
mesmo assim, tinha que ser nas condições estabelecidas por Deus e no tempo
determinado (Lv 16).
O Santo dos Santos tinha aproximadamente 5 metros
(10,4 cov.) de comprimento e 5 (10,4 cov.) de largura.
2.2. A ARCA:
Trono de Deus. Símbolo da aliança de Deus com Israel; e simbolizava também o
lugar onde a santidade de Deus se tornaria imanente.
Esta era rectangular, feita de madeira de cetim (Ex
25.10), medindo 1,2 metros de compri-mento por 0,72 metros de largura e 0,72
mts de altura. Era toda revestida de ouro, tanto por dentro como por fora (Ex
25.11).
Quatro argolas estavam fixadas aos quatro cantos,
através das quais passavam os varais de madeira, cobertos de ouro. Os varais
serviam para transportar a arca e nunca eram tirados do lugar (Ex 25.15).
A arca só podia ser transportada pelos que estavam
incumbidos, comparar com II Sm 6.6,7.
A arca era coberta por uma tampa chamada
Propiciatório.
2.3. O PROPICIATÓRIO:
Era uma peça de ouro maciço com dois querubins fundidos nela. Era também
conhecido como ‘sede da misericórdia’
pois sobre essa peça o Sumo-sacerdote aspergia o sangue no Dia da Expiação (Lv
16).
Quando o sangue era aspergido sobre o Propiciatório,
sob os olhos dos querubins, ficava evidente que a justiça, reclamada por Deus,
havia sido satisfeita.
O Propiciatório
é símbolo de JESUS CRISTO.
2.4. O CONTEÚDO DA
ARCA: Nela estavam:
- as tábuas da Lei - que expressavam a
santidade de Deus.
- o vaso de maná
- a vara de Aarão (Ex 16.33; Nm 17.10).
2.5. NOMES DADOS À
ARCA:
a) Arca
do Testemunho - Ex 125.16,22
b) Arca
da Aliança - Nm 10.33
c) Arca
do Senhor Deus - I Sm 3.3
d) Arca
sagrada - II Cr 35.3
e) Arca
da Sua fortaleza - Sl 132.8
f) Arca
do Senhor, vosso Deus.
2.6. BREVE HISTÓRICO:
No decorrer da história dos filhos de Israel, muitas vezes os milagres foram
efectuados devido à presença da arca.
No cerco e tomada de Jericó a arca foi conduzida
pelos sacerdotes durante 7 dias, em volta dos muros da cidade (Js 6).
Foi levada para Siló, onde o Tabernáculo da
Congregação foi erguido (Js 18.1) e ali ficou até os dias de Eli.
Os filisteus levaram a arca e tiveram com ela durante
7 meses, e depois foi devolvida à terra de Israel e ficou no campo de Josué, um
beth-semita (I Sm 6.12-15).
Foi depois levada para a casa de Abinadab, depois da
morte infligida aos homens de beth-
-Semes pela sua curiosidade, pois tiraram a tampa da arca e olharam para
dentro dela (I Sm 6.19).
A arca ficou à guarda de Abinadab, durante 20 anos,
antes de David a levar para a colocar de novo no lugar que lhe pertencia, no
Tabernáculo (I Sm 7.1,2).
Durante o transporte um dos filhos de Abinadab, Uza,
ousou tocar com a mão na arca e logo “Deus o feriu pela sua imprudência; e
morreu ali junto à arca de Deus” (II Sm 6.7).
2.7. TIPOS DA ARCA:
A arca era um tipo de CRISTO: Ele
guardou a Lei de Deus em Seu coração. A arca continha o alimento, que simboliza
o Pão Vivo que desceu do Céu (Jo 6.48-51). Ele mesmo é a ressurreição,
tipificado pela vara de Aarão (Nm 17.10). A vara cheia de gomos, flores e fruto
manifesta o sacerdócio vivo e frutífero de Jesus (Hb 7.24,25). A madeira de
cetim simboliza a natu-reza humana perfeita de Jesus; e o revestimento de ouro,
a divindade de Jesus. O Propiciatório feito de ouro batido representa os
sofrimentos de Cristo e os querubins, a supremacia divina sobre os poderes
naturais (Sl 57.1). O Propiciatório é também um símbolo de Cristo ressuscitado.
O lugar de encontro entre Deus e os homens (Rm 3.25; I Jo 2.2).
3. A MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO
Esta estava localizada no Lugar Santo à entrada, lado direito e juntamente com o candelabro e o altar do incenso - Ex 25.23-30; 37.10-16.
3.1. COMPOSIÇÃO DA
MESA: Era feita de madeira de cetim (acácia), revestida de ouro. Media mais
ou menos 1 metro de comprimento por 0,5 metros de largura e 0,7 metros de
altura. Tinha uma argola em cada canto pelas quais passavam os varais, para
carregar a mesa nas caminhadas.
3.2. OS PÃES DA
PROPOSIÇÃO, DA “APRESENTAÇÃO” OU DA “PRESENÇA”: Eram colocados 12 pães para
ficarem diante do Senhor (Ex 25.30 - “E
sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face continuamente”.).
Eram colocados em duas fileiras de 6 em cada fileira e ali ficavam durante 7
dias sobre a mesa, cada sábado eram trocados por outros. Sendo os pães
retirados comidos pelos sacer-dotes, no Lugar Santo. Sobre os pães era colocado
incenso que depois era querimado - Lv 24.5-7-9.
3.3. O SIGNIFICADO
DOS PÃES: Lembravam que Israel era formado de 12 tribos. O incenso que era
colocado sobre os pães e posteriormente queimado (sacudiam o incenso do pão e
queimavam o incenso), simbolizava a inteira consagração de Israel ao Senhor.
3.4. TIPOLOGIA:
Jesus está diante do Pai representando-nos continuamente (Hb 9.24). Ao voltar
para o Reino dos Céus levou Consigo a natureza humana. A mesa é o tipo de Jesus, o Pão da Vida.
... continuará...
... continuará...
Tabernáculo ..Exodo 25
ResponderEliminarESSE ESTUDO É TOP D+
ResponderEliminarBOM
ResponderEliminarMaravilhoso. Vale a pena ler e estudar a Bíblia.
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